sexta-feira, 27 de abril de 2012

Visita ao Museu do Índio


Visitamos o MUSEU DO ÍNDIO em Botafogo no Rio de Janeiro
27/04/2012.



Parabéns turminha!
Comportamento exemplar.


Visitamos “A PRESENÇA DO INVISIVEL”.

VIDA COTIDIANA E RITUAL ENTRE POVOS INDÍGENAS DO OIAPOQUE.

Esta exposição apresenta uma visão ampla e articulada do universo indígena, capaz de dar vida e sentido às manifestações cotidianas e rituais 
dos Povos Indígenas do Oiapoque.
A noção de invisível – eixo condutor e elemento de ligação de toda a exposição – permeia os diversos ambientes, elementos e manifestações, seja o Turé ou os credos cristãos, sejam os artefatos materiais, a evocação dos astros ou das entidades do fundo da água e da mata e mesmo o contexto sócio-político atual.
A cosmologia e suas manifestações rituais, artísticas e cotidianas estão articuladas a partir de sucessivos ambientes, diferenciados, mas interligados.
O conjunto das peças é uma coleção recentemente formada, de criação contemporânea. Com o intuito de realçar variações e continuidade no tempo, imagens e peças antigas, do acervo do Museu do Índio, também estão expostas.


Nota: As crianças ficaram muito interessadas na forma em que a contadora de histórias narrou todo o ambiente através de um conto indígena.








 Assistimos o grupo indígena Fulni-ô em um espaço aberto, os cantos e as danças tradicionais mostraram um pouco da sua cultura.


Os Fulni-ô.

Atualmente, cerca de 3,600 Fulni-ô vivem em aldeias 
no estado de Pernambuco.
A família linguística da etnia é o Ia-tê.



Nota: As crianças ficaram encantadas com a apresentação. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário