quinta-feira, 10 de março de 2011

Projeto Passeio Cultural.
Interculturalidade
Professora Mara Souza (2009).


Você já parou para pensar em como vive um indiozinho?

  Quem mora nas cidades tem mais ou menos a mesma rotina: acorda, vai para escola, volta para casa, almoça, faz os deveres, brinca, janta, dorme... Daí acorda de novo, vai para escola... Pode ser que você estude à tarde, faça inglês, balé, mas apesar das diferenças, não há nada de muito diferente para fazer. E uma criança indígena? Como será que ela vive? Já pensou em conhecer uma aldeia?

   O nosso Colégio, que adora uma novidade, não só pensou nessa possibilidade, como vamos saber como é o dia-a-dia de uma criança indígena e você vai testemunhar este momento visitando a aldeia Guarani Tekoa MBoy-Ty.
   Você descobrirá um monte de coisas e registrará esse Passeio Cultural para trabalharmos em sala de aula através de diversas atividades. Afinal, cultura e informação irrigam e alimentam a educação.


PLANEJAMENTO DE AULA PARA A 1ª E 2ª SEMANA DE ABRIL.
Turmas: 4º e 5º ano.
 

Objetivos: Manifestar através do passeio cultural o conhecimento histórico geográfico, as diferentes formas de linguagem, a valorização da diversidade cultural, a ética, a solidariedade, a integração das turmas de forma interdisciplinar, a visão do nosso planeta como uma comunidade sobressaltando a ecopedagogia que faz parte de uma consciência planetária (gêneros, espécies, reinos, educação formal, informal e não-formal...). Ressaltar uma nova referência ética e social: a civilização planetária em que novas atitudes sejam inseridas: reeducar o olhar, o coração. 

Conteúdos e Procedimentos: 

  • Solicitar que pesquisem (em grupos) a cultura Guarani, Tupi e Temiminó;
  • Produção de um poema com apresentação através de um jogral para homenagear o Grupo Guarani na aldeia;
  • Orientar o comportamento para assistirem na aldeia a palestra realizada pelo cacique Darcy, apresentação do coral Karai Kuery, dança Xondoro e a demonstração da utilização do arco e flecha.
  • Pesquisa de campo sobre o grupo Guarani da Aldeia Tekoa MBoy-Ty em Camboinhas;
  • Confecção e Preenchimento da ficha com coleta de dados do passeio cultural.
  • Relacionar os costumes, a alimentação e o dia-a-dia do povo indígena para exposição em mural.
·         Encerrar o projeto com muita alegria e com a entrega do colar de sementes produzido pelos índios.
Recursos: Exposição do documentário da aldeia Tekoa MBoy-Ty em Camboinhas, CD de música (Guarani) e as pesquisas realizadas pelos alunos (jornais, revistas, internet e pesquisa de campo).

 Avaliação:
·         Respeito – Ao nosso planeta terra, a vida, a espiritualidade e a diversidade cultural.
·         Solidariedade – Através de práticas de apoio, cooperação, comunicação e diálogo.
  • Igualdade - Para a eliminação das desigualdades e a superação de todo tipo de discriminação.
·         Justiça - Afirmar os direitos e deveres da humanidade e toda a sua diversidade.
·         Participação- Fortalecer a democracia, facilitando a autodeterminação ao tomar decisões.
·         Paz e segurança - Com o equilíbrio das relações humanas e também com a natureza.
·         Conservação - Preservação do patrimônio natural, cultural e histórico.             
·         Amor - Como fundamento para uma relação harmoniosa e afetiva.
·         Amadurecimento e desenvolvimento intelectual.  







Visitando a aldeia.

O dia - a - dia na aldeia... Todos acordam bem cedinho quando o sol aparece no céu.

Os índios Guarani têm boas maneiras.  É costume a criança indígena se levantar para dar lugar a uma senhora índia. Quando alguém pede favor a uma criança indígena, mesmo que não seja seu filho, elas obedecem.

O cacique, apesar de ser maior representante da tribo, sempre pede opinião ao conselho (pessoas que decidem) e se submete à decisão coletiva (de todos). Isso é bem democrático. Que legal, não é mesmo?

E como outros índios de outras tribos, eles vivem em comunidade. Partilham o que ganham e produzem coletivamente, ajudando a todos.
Preservam o meio ambiente, sabem explicar muito bem o significado da palavra extinção que é quando os animais e plantas desaparecem para sempre, não só pela destruição das florestas, como também pela caça indiscriminada. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente cuida do nosso planeta com consciência e retira dele somente o necessário para a sua sobrevivência.

Na aldeia de Camboinhas, existem muitas tarefas, tais como: fazem a comida, os artesanatos, cuidam das crianças, pescam, ensaiam o coral, a dança, estudam e diariamente reúnem-se às 18h na casa de reza para orações.
Ficha Técnica


·         Nome da aldeia Guarani de Camboinhas: ________________________________________

·         Número de habitantes (adultos e crianças):___________________________ ___________

·         Quantidades de moradias: ____________________________________________________

·         Do que são construídas as moradias: ___________________________________________

·         Nome do pajé: _____________________________________________________________

·         Nome do cacique: ___________________________________________________________

·         Nome do coral indígena:______________________________________________________

·         Língua falada: ______________________________________________________________

·         Tipos de artesanatos: ________________________________________________________

·         Rituais indígenas: ___________________________________________________________

·         Principais contribuições para o meio ambiente: ____________________________________
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