Projeto Passeio Cultural.
InterculturalidadeProfessora Mara Souza (2009).
InterculturalidadeProfessora Mara Souza (2009).
Quem mora nas cidades tem mais ou menos a mesma rotina: acorda, vai para escola, volta para casa, almoça, faz os deveres, brinca, janta, dorme... Daí acorda de novo, vai para escola... Pode ser que você estude à tarde, faça inglês, balé, mas apesar das diferenças, não há nada de muito diferente para fazer. E uma criança indígena? Como será que ela vive? Já pensou em conhecer uma aldeia?
O nosso Colégio, que adora uma novidade, não só pensou nessa possibilidade, como vamos saber como é o dia-a-dia de uma criança indígena e você vai testemunhar este momento visitando a aldeia Guarani Tekoa MBoy-Ty.
Você descobrirá um monte de coisas e registrará esse Passeio Cultural para trabalharmos em sala de aula através de diversas atividades. Afinal, cultura e informação irrigam e alimentam a educação.
PLANEJAMENTO DE AULA PARA A 1ª E 2ª SEMANA DE ABRIL.
Turmas: 4º e 5º ano.
Objetivos: Manifestar através do passeio cultural o conhecimento histórico geográfico, as diferentes formas de linguagem, a valorização da diversidade cultural, a ética, a solidariedade, a integração das turmas de forma interdisciplinar, a visão do nosso planeta como uma comunidade sobressaltando a ecopedagogia que faz parte de uma consciência planetária (gêneros, espécies, reinos, educação formal, informal e não-formal...). Ressaltar uma nova referência ética e social: a civilização planetária em que novas atitudes sejam inseridas: reeducar o olhar, o coração.
Conteúdos e Procedimentos:
- Solicitar que pesquisem (em grupos) a cultura Guarani, Tupi e Temiminó;
- Produção de um poema com apresentação através de um jogral para homenagear o Grupo Guarani na aldeia;
- Orientar o comportamento para assistirem na aldeia a palestra realizada pelo cacique Darcy, apresentação do coral Karai Kuery, dança Xondoro e a demonstração da utilização do arco e flecha.
- Pesquisa de campo sobre o grupo Guarani da Aldeia Tekoa MBoy-Ty em Camboinhas;
- Confecção e Preenchimento da ficha com coleta de dados do passeio cultural.
- Relacionar os costumes, a alimentação e o dia-a-dia do povo indígena para exposição em mural.
· Encerrar o projeto com muita alegria e com a entrega do colar de sementes produzido pelos índios.
Recursos: Exposição do documentário da aldeia Tekoa MBoy-Ty em Camboinhas, CD de música (Guarani) e as pesquisas realizadas pelos alunos (jornais, revistas, internet e pesquisa de campo).
Avaliação:
· Respeito – Ao nosso planeta terra, a vida, a espiritualidade e a diversidade cultural.
· Solidariedade – Através de práticas de apoio, cooperação, comunicação e diálogo.
- Igualdade - Para a eliminação das desigualdades e a superação de todo tipo de discriminação.
· Justiça - Afirmar os direitos e deveres da humanidade e toda a sua diversidade.
· Participação- Fortalecer a democracia, facilitando a autodeterminação ao tomar decisões.
· Paz e segurança - Com o equilíbrio das relações humanas e também com a natureza.
· Conservação - Preservação do patrimônio natural, cultural e histórico.
· Amor - Como fundamento para uma relação harmoniosa e afetiva.
· Amadurecimento e desenvolvimento intelectual.
Visitando a aldeia.
O dia - a - dia na aldeia... Todos acordam bem cedinho quando o sol aparece no céu.
Os índios Guarani têm boas maneiras. É costume a criança indígena se levantar para dar lugar a uma senhora índia. Quando alguém pede favor a uma criança indígena, mesmo que não seja seu filho, elas obedecem.
O cacique, apesar de ser maior representante da tribo, sempre pede opinião ao conselho (pessoas que decidem) e se submete à decisão coletiva (de todos). Isso é bem democrático. Que legal, não é mesmo?
E como outros índios de outras tribos, eles vivem em comunidade. Partilham o que ganham e produzem coletivamente, ajudando a todos.
Preservam o meio ambiente, sabem explicar muito bem o significado da palavra extinção que é quando os animais e plantas desaparecem para sempre, não só pela destruição das florestas, como também pela caça indiscriminada. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente cuida do nosso planeta com consciência e retira dele somente o necessário para a sua sobrevivência.
Na aldeia de Camboinhas, existem muitas tarefas, tais como: fazem a comida, os artesanatos, cuidam das crianças, pescam, ensaiam o coral, a dança, estudam e diariamente reúnem-se às 18h na casa de reza para orações.
Na aldeia de Camboinhas, existem muitas tarefas, tais como: fazem a comida, os artesanatos, cuidam das crianças, pescam, ensaiam o coral, a dança, estudam e diariamente reúnem-se às 18h na casa de reza para orações.
Ficha Técnica
· Nome da aldeia Guarani de Camboinhas: ________________________________________
· Número de habitantes (adultos e crianças):___________________________ ___________
· Quantidades de moradias: ____________________________________________________
· Do que são construídas as moradias: ___________________________________________
· Nome do pajé: _____________________________________________________________
· Nome do cacique: ___________________________________________________________
· Nome do coral indígena:______________________________________________________
· Língua falada: ______________________________________________________________
· Tipos de artesanatos: ________________________________________________________
· Rituais indígenas: ___________________________________________________________
· Principais contribuições para o meio ambiente: ____________________________________
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