quinta-feira, 10 de março de 2011

TRABALHANDO COM A TRANSDICIPLINARIDADE
Professora Mara SouzaTurma: 5º ano.PROJETO Pescando histórias.
Poemas
Pesquisas sobre obras de arte
Fábula de Esopo
Livro: O menino afegão
DVD Documentário sobre a guerra de palestinos e israelenses: Promessas de um novo mundo.

Objetivos:

Levar o aluno a:
  • Compreender como a arte pode ajudar na percepção das constantes transformações da natureza, observando as obras de Claude Monet.
  • Explorar recursos da linguagem poética. 
  • Analisar efeitos de sentido conseqüentes de aspectos formais (jogo de palavras, assonância, alteração, rimas) e do emprego de linguagem figurada.
  • Identificar tema central.
  • Estabelecer relação entre tema e título.
  • Localizar informações.
  • Identificar intencionalidade do autor.
  • Estabelecer relações entre aspectos formais de diferentes textos.
  • Confrontar hipóteses formuladas anteriormente à leitura com os significados atribuídos ao texto após a leitura.
  • Localizar índices que permitem identificar interlocutores, suas características e cenários do texto.
  • Identificar as características do gênero fábula.
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato.
  • Identificar recursos lingüísticos para a introdução da complicação narrativa.
  • Produzir texto descritivo relacionado ao cenário onde se passa a narrativa.
  • Estabelecer relações entre as características das personagens e suas ações, explicitadas na narrativa e entre outras informações intratextuais.
  • Analisar efeito de sentido conseqüente do emprego de pontuação expressiva.
  • Relacionar informações textuais com conhecimentos de senso comum.
  • Identificar intencionalidade do autor.
  • Visualização do vídeo documentário para compreender as diferenças religiosas, étnicas e políticas.
  • Compreender que cada de nós é capaz de fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor, a paz depende da ação do ser humano.  

Recursos:
  • Exposição através do livro didático das obras de Claude Monet.
  • Pesquisar os artistas Salvador Dalí, Tarsila do Amaral, Van Gogh, Portinari, Claude Monet, Wassily Kandinsky, Pierre-Auguste Renoir.
  • Articular ilustração com tema desenvolvido em poemas.
  • Criar rimas usando o nome de familiares.
  • Fazer uso de recursos poéticos.
  • Articular conflito e resolução numa narrativa ficcional, tendo em vista garantir a verossimilhança.
  • Articular conhecimentos construídos sobre narrativas e fábulas.
  • Fazer uso de padrões regulares da ortografia, sinais de pontuação e esquemas temporais.
  • Articular situação de comunicação interna do texto com a linguagem dos personagens.
  • Fazer adaptações na reescrita, decorrentes da transposição de gênero.
  • Articular relações de temporalidade e causalidade na progressão do texto.
  • Sala de vídeo: Assistir o vídeo documentário sobre a guerra entre palestinos e israelenses: Promessas de um novo mundo.
  • Chamar atenção para a estrutura de cada trabalho e para a intencionalidade dos projetos que possuem a intencionalidade da reflexão do comportamento das pessoas, da valorização do olhar à arte e da observação dos recursos reflexivos para ajudar os alunos na produção textual.
  
Avaliação
                 ·         Produção de desenhos e pinturas de observação ressaltando as obras estudadas e a       compreensão textual do texto: Linéia no jardim de Monet.
·         Desenvolver a capacidade escritora na produção de um livro de poemas ilustrados pela turma e trabalhar com a encadernação, paginação, ou seja, fazer agrupamentos por tema, elaborar um índice, escrever um prefácio, que farão crescer o conhecimento dos alunos em relação à produção de textos e livros.
·         Avaliação textual da fábula o urso e os viajantes.
·         Produção textual sobre o vídeo documentário da guerra entre palestinos e israelenses: Promessas de um novo mundo.
                        -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário