TRABALHANDO COM A TRANSDICIPLINARIDADE
Professora Mara SouzaTurma: 5º ano.PROJETO Pescando histórias.
Poemas
Pesquisas sobre obras de arte
Fábula de Esopo
Livro: O menino afegão
DVD Documentário sobre a guerra de palestinos e israelenses: Promessas de um novo mundo.
Objetivos:
Levar o aluno a:
- Compreender como a arte pode ajudar na percepção das constantes transformações da natureza, observando as obras de Claude Monet.
- Explorar recursos da linguagem poética.
- Analisar efeitos de sentido conseqüentes de aspectos formais (jogo de palavras, assonância, alteração, rimas) e do emprego de linguagem figurada.
- Identificar tema central.
- Estabelecer relação entre tema e título.
- Localizar informações.
- Identificar intencionalidade do autor.
- Estabelecer relações entre aspectos formais de diferentes textos.
- Confrontar hipóteses formuladas anteriormente à leitura com os significados atribuídos ao texto após a leitura.
- Localizar índices que permitem identificar interlocutores, suas características e cenários do texto.
- Identificar as características do gênero fábula.
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato.
- Identificar recursos lingüísticos para a introdução da complicação narrativa.
- Produzir texto descritivo relacionado ao cenário onde se passa a narrativa.
- Estabelecer relações entre as características das personagens e suas ações, explicitadas na narrativa e entre outras informações intratextuais.
- Analisar efeito de sentido conseqüente do emprego de pontuação expressiva.
- Relacionar informações textuais com conhecimentos de senso comum.
- Identificar intencionalidade do autor.
- Visualização do vídeo documentário para compreender as diferenças religiosas, étnicas e políticas.
- Compreender que cada de nós é capaz de fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor, a paz depende da ação do ser humano.
Recursos:
- Exposição através do livro didático das obras de Claude Monet.
- Pesquisar os artistas Salvador Dalí, Tarsila do Amaral, Van Gogh, Portinari, Claude Monet, Wassily Kandinsky, Pierre-Auguste Renoir.
- Articular ilustração com tema desenvolvido em poemas.
- Criar rimas usando o nome de familiares.
- Fazer uso de recursos poéticos.
- Articular conflito e resolução numa narrativa ficcional, tendo em vista garantir a verossimilhança.
- Articular conhecimentos construídos sobre narrativas e fábulas.
- Fazer uso de padrões regulares da ortografia, sinais de pontuação e esquemas temporais.
- Articular situação de comunicação interna do texto com a linguagem dos personagens.
- Fazer adaptações na reescrita, decorrentes da transposição de gênero.
- Articular relações de temporalidade e causalidade na progressão do texto.
- Sala de vídeo: Assistir o vídeo documentário sobre a guerra entre palestinos e israelenses: Promessas de um novo mundo.
- Chamar atenção para a estrutura de cada trabalho e para a intencionalidade dos projetos que possuem a intencionalidade da reflexão do comportamento das pessoas, da valorização do olhar à arte e da observação dos recursos reflexivos para ajudar os alunos na produção textual.
Avaliação
· Produção de desenhos e pinturas de observação ressaltando as obras estudadas e a compreensão textual do texto: Linéia no jardim de Monet.
· Produção de desenhos e pinturas de observação ressaltando as obras estudadas e a compreensão textual do texto: Linéia no jardim de Monet.
· Desenvolver a capacidade escritora na produção de um livro de poemas ilustrados pela turma e trabalhar com a encadernação, paginação, ou seja, fazer agrupamentos por tema, elaborar um índice, escrever um prefácio, que farão crescer o conhecimento dos alunos em relação à produção de textos e livros.
· Avaliação textual da fábula o urso e os viajantes.
· Produção textual sobre o vídeo documentário da guerra entre palestinos e israelenses: Promessas de um novo mundo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário